Por quê, mulheres?

inicioPosso até estar enganado, mas de uns tempos para cá as mulheres andam exagerando. Haja cosméticos. Pra começar, a palavra é horrorosa: cosmético. Lembra tudo, até comida e goma de mascar, menos algo que deveria ser para se embelezar.

Sim, porque hoje em dia, as mulheres exageradas estão ficando feias com suas máscaras faciais. É impossível não olhar para uma dela e logo pensar: queria ver isto ao natural. E se você, desavisadamente, leva uma mulher desta pra casa, só tem duas alternativas. A primeira é ela se lavar e sair outra mulher do banheiro. Talvez até melhor, mas outra. A segunda, é a sua roupa de cama estar um verdadeiro arco-íris no dia seguinte.

Ah, se a mulher soubesse como ela é mais mulher de cara limpa.

Eu dizia que de uns tempos para cá. Para ser mais exato, desde 31 a.C., ano em que nasceu Ovídio. E olha o que ele escreveu:

– Como não sentir repugnância diante da pintura espessa em sua face se dissolvendo e escorrendo até seus seios? Por que tenho de saber o que torna sua pele tão alva?

Isto quer dizer que a Madalena, por exemplo, lavava os pés de Cristo completamente maquiada. Já a sua mãe não devia usar nada, porque o José não gostava dessas coisas. Além do mais, o anjo não iria entender o que era aquilo.

Mas a coisa vem de antes, ainda. Lá na Grécia – e, pasmem! – foi que a loucura começou, com os faraós. Eu sempre desconfiei que aquelas futuras múmias eram gays. Vou fazer uma pirâmide só pra mim. Coisa de viado. Pintavam até as perucas, as danadas. Mas os ingleses eram machos.

Tá lá no interessante site fashionteen.hpg.com.br:

No final do século XVIII, o Parlamento inglês recebeu a proposta de uma lei que tentava impor sobre as mulheres a mesma penalidade por adorno que era imposta por bruxaria.

O termo desobrigava de suas responsabilidades os maridos que haviam casado com uma “máscara falsa”:

Todas as mulheres que a partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado.

Você vê que o problema é bem mais antigo do que eu imaginava. Por que, minha querida mulher, se mascarar? Lava a cara, minha filha. Pode ter certeza que abusar da maquiagem, é igual homem com peruca. Todo mundo sabe que aquilo é peruca e que ele é careca. E quem foi que disse que careca é feio? Algum faraó, com certeza. E quem disse que a Cleópatra era a Elisabeth Taylor? Dizem os mais antigos que ela era horrorosa, mas como o César era também meio faraônico, enganou legal.

As mulheres devem ser bonitas é pela manhã. Mesmo porque de noite todas as gatas são pardas.

RolloverBackArrowRolloverBackArrow2

Anúncios